Por Admin FernandoJSantos
Sobre o Norwegian Prima da Norwegian Cruise Line que foi inaugurado no passado dia 27 de agosto em Reykjavík, na Islândia, Fernando Santos, sócio gerente da GlobalSea CruiseXperts, que esteve na inauguração, conta-nos que é muito mais do que um navio de cruzeiros – é um resort flutuante onde “o Destino é o próprio navio”.
O Norwegian Prima foi inaugurado em Reykjavík, na Islândia, no passado dia 27 de agosto, com a superestrela Katy Perry a apadrinhar este que é o primeiro navio da nova Classe Prima da NCL. Um navio que foi concebido para ser um resort flutuante e não tanto num navio de cruzeiros que se dedica a descobrir destinos. O Destino é o próprio navio.
Se a primeira sensação ao vê-lo ao longe é de que estamos na presença de mais um navio enorme, com uma proa diferente do habitual e repleto de pessoas, quando entramos caímos numa realidade bem diferente, temos espaço para viver lá dentro.
A circulação é fácil e ao final das primeiras 24 horas estamos perfeitamente familiarizados com o navio. Há sempre um recanto, um lugar com que nos identificamos. Com uma excelente relação hóspede/tripulante de 2/1, proporção normal dos navios premium, o Prima leva menos 1.000 hóspedes que a classe que o antecede, a Breakaway-Plus.
Já a bordo, a área central do navio, Penrose Atrium, é um espaço moderno, decorado com muito elegância e sobriedade onde vislumbramos os três decks, com alguns dos pontos de apoio de serviços e de imediato e a visão do mar lá fora.
Depois “sentimos um navio” e percorremos os decks. Há imensos pequenos espaços que criam uma atmosfera íntima, bares, recantos muito diversificados. É um navio com um design moderno, minimalista e peças de arte, tanto no interior como no exterior.
A passagem entre as áreas interiores e exteriores do navio é tão suave que só se nota se estiver mau tempo lá fora.
Ter ou não ter… uma experiência completa
Para os menos experientes, o “preço do acesso ao navio” corresponde ao valor do camarote, à alimentação, aos espetáculos, ao acesso a áreas comuns e poder visitar destinos com o que se sonha durante muito tempo, contudo para se ter uma Experiência Completa tanto neste como noutros navios, há que adquirir pacotes de produtos ou serviços suplementares.
Os hóspedes que vão em busca de experiências com maior adrenalina, têm de abrir a carteira e arejar o cartão de crédito, e é nos decks mais altos do navio que encontram mais motivos.
É aí que encontramos a pista de karts, o Prima Speedway, que ocupa uma parte significativa dos três últimos decks. Guiar e olhar na direção do mar é uma experiência que dá não se esquecer. Esta é, seguramente, a mais rápida pista e os carros mais velozes que experimentei nos vários navios da Norwegian com pista de karts. Para melhorar a experiência, estes carros possuem um botão “Boost” no volante e ao pressioná-lo sente-se mesmo a reação de velocidade.
Não longe da pista de karts está o Drop e o Rush. Descer vertiginosamente 10 decks e em serpentina, é uma atividade radical segura. Nesta experiência de toboggans sem água, o atrito na pele na descida não existe, pois o saco que é colocado no corpo é uma pelicula deslizante.
Depois em escassos segundos chega-se lá abaixo. Esta descida pode ser realizada faça sol ou faça chuva.
Outra zona do navio imperdível é a Gaming Fun Zone, onde as famílias e grupos de amigos seguramente vão encontrar tempo se divertirem, com variedade de jogos bem divertidos.
O Galaxy Pavilion, no deck 19, por sua vez, é destinado aos adultos, e aqui a realidade virtual e a tecnologia estão de mãos dadas para provocar tremendas sensações em simuladores, a pagar, claro. Apesar de existirem três áreas de piscinas para adultos – Piscinas infinitas a estibordo – Infinity Beach (deck 8), ou no Solárium de The Haven, a popa (deck 16), ou ainda na parte central do navio, no Ocean Boulevard no Deck 8 -, as suas dimensões não são assim tão generosas como seria desejável, já a variedade e dimensão de jacuzzis é assinalável.
E os espetáculos são …
Durante a cerimónia inauguração do Prima e no cruzeiro Inaugural, a Norwegian esmerou-se e elevou o espetáculo a um nível onde ainda não tinha chegado antes . Os espetáculos foram memoráveis e não repetíveis.
No concerto dado por Katy Perry e pela sua banda, não faltaram os maiores êxitos da carreira da performer – Roar, Unconditionally ou Firework. Todos os cruzeiros inaugurais marcam pela inovação e são sempre grandes espetáculos. Se com o Getaway a Norwegian presenteou-nos com o espetáculo Burn the Floor no seu cruzeiro Inaugural, uma produção impressionante da Broadway com um elenco fantástico de bailarinos, daqueles que podemos ver nos melhores espetáculos da Broadway ou no Soho, já no Inaugural do EPIC, foi o impressionante espetáculo dos Blue Man Group.
Entretanto, a surpresa só anunciada um pouco antes, foi a presença dos Kool & the Gang, que deram um concerto memorável e intimista, onde não faltaram as principais músicas de R&B, soul e disco dos seus 58 anos de carreira. Da formação inicial ainda permanece o baixista Robert “Kool” Bell. Ninguém ficou um momento que fosse sem dançar.
Chaka Khan, a sua banda e coros, um ícone da música negra norte-americana, especialmente do soul entrou em palco e ofereceu-nos vários dos seus sucessos. Neste caso o que mais sobressaiu foi sua banda e uma voz mais estridente que já viu melhores dias.
Na programação regular do navio, é apresentado o espetáculo sobre a vida artística da Donna Summer, com excelentes intérpretes e que faz lembrar o espetáculo Amália, de La Féria e ainda a loucura do The Price Is Right – Preço Certo ao Vivo, com a equipa de apresentadores da CBS e que nos Estados Unidos é uma instituição, estando no ar há 50 anos!
É preciso inovar e a Norwegian evoluiu e muito, contudo senti falta da sala piano bar “Howl at the Moon” que encontramos em muitos dos navios da NCL, onde se assiste ao duelo entre dois pianos, bateria, com grande animação, tipo “discos pedidos”. Também senti falta daquele “centrum“ no navio, com o enorme ecrã de três decks, com variados bares e o O’Sheehan’s, onde podíamos petiscar as chicken wings ou os hamburgers, a qualquer hora do dia e principalmente pela noite dentro.
O elegante Prima Theater & Club, na proa, é uma sala multiusos, que em minutos se transforma de sala de espetáculos em anfiteatro em discoteca, quase por magia as muitas filas de cadeiras ficam escondidas O lado negativo desta facilidade são os hóspedes que ficam alojados nos camarotes por baixo do teatro, pois enquanto a discoteca não termina ninguém consegue dormir.
Os camarotes
São funcionais, muito elegantes, apesar de apenas terem uma tomada elétrica europeia (220v). Têm excelentes casas de banho. O chuveiro é de generosas dimensões (cabem facilmente duas pessoas), com espelho e lavatório que pode ser utilizado também por duas pessoas ao mesmo tempo. Como é tradição nas tipologias da Norwegian, também o Prima tem uma área destinada aos hóspedes que viajam sozinhos, os Studio, sem esquecer os camarotes comunicantes, para famílias e amigos e ainda suítes familiares. Comparando com os navios anteriores, as dimensões destes camarotes são maiores.
A Restauração
Os restaurantes do navio, incluindo uma das mais elegantes salas jantar, o Hudson’s, estão localizados na popa do navio, entanto que os bares estão localizados mais ao centro do navio. Há uma grande variedade de restaurantes, com ambientes e tipos cozinha para todos os gostos, sejam restaurantes incluídos no preço base ou restaurantes de especialidades.
De todos há um que repeti várias vezes – o Indulge Food Hall. Foi seguramente o restaurante que mais me surpreendeu, pelo estilo free style, com uma dezena de tipos de cozinhas diferentes e variedade de soluções gastronómicas.
Depois de conhecer os últimos oito navios da Norwegian, com o Prima, a NCL passou agora para um outro patamar de Qualidade.
Saliento alguns pontos muito positivos:
A evitar
Publicado na Revista de Turisver em 19 Setembro 2022 Fernando J. Santos (sócio gerente da GlobalSea CruiseXperts)
- FernandoJSantos - A contemplação do MAR e o imaginário sobre VIAJAR para OUTRAS PARAGENS, conhecer outras CULTURAS e viver novas eXperiências levou-me a fazer o primeiro cruzeiro há cerca de 20 anos. A criação do infoCruzeiros (primeiro portal de cruzeiros em português) com muitos milhares de seguidores e contribuidores ativos; Ter dado Formação Certificada para Ag. de Viagens (APAVTform); Ter sido Autor e Produtor da série de TV - CRUZEIROS, na SIC Noticias e SIC Internacional, o que ajudou a conhecer pessoas fantásticas e destinos fabulosos pelo mundo, durante dois anos; Ter fundado a GlobalSea, Ag. de Viagens Especialista no Turismo de Cruzeiros, foi determinante para ser frequentemente convidado a partilhar Estórias em escolas técnicas e universidades e com regularidade escrever artigos e conversar com os meios de comunicação generalistas e de turismo. Assim, ultrapassei a barreira dos 100 cruzeiros, entre viagens em muitas companhias de cruzeiros, apresentações de novos navios e inaugurações de navios de cruzeiros em muitos paragens de Oeste a Leste e de Norte a Sul. Sou Viajante de Cruzeiros e Destinos, e continuo a precisar de Contemplar o Mar e querer Conhecer Novas Culturas e Pessoas!
Alasca - A Nova Fronteira da MSC Cruzeiros
Novo itinerário do MSC Poesia navega em 2025
Notícias | Há 3 semanas
Programa Festivo nas Caraíbas com Todo o Luxo da Explora Journeys
Notícias | Há 4 semanas
GlobalSea CruiseXperts proporciona eXperiências na Virgin Voyages
Notícias | Há 1 mês
Destinos Europeus da MSC Cruzeiros no Mediterrâneo que poderá visitar este Inverno
Notícias | Há 1 mês
Companhias de Cruzeiro com menos de emissões em navegação e nos portos
Notícias | Há 1 mês
Feedback dos hóspedes da MSC Cruzeiros
Notícias | Há 1 mês
Entrega do EXPLORA II, Cerimónia da Moeda do EXPLORA III, Primeiro Corte do Aço para o EXPLORA IV
Notícias | Há 2 meses
A bordo do MSC Divina foram atribuídos prémios paras as melhores agências em Portugal
Notícias | Há 2 meses
Reduzir as emissões em toda frota em 15%
Notícias | Há 3 meses
Sun Princess - Chuva de estrelas
Notícias | Há 6 meses
Uma peça de roupa não é um eletrodoméstico com 2 anos de garantia para avarias
Viagens | Há 7 meses
As 5 Tendências de Viagens para 2024 e anos seguintes
Viagens | Há 7 meses
Bilhete de Cruzeiro mais simples e com menos papel
Notícias | Há 7 meses
Navio de Luxo para o Douro representado pela GlobalSea CruiseXperts
Notícias | Há 8 meses
Inauguração a a 9 de abril de 2025
Notícias | Há 8 meses
A GlobalSea CruiseXperts com grupos Exclusivos
Notícias | Há 8 meses
Cruzeiros 40 milhões de hóspedes para 2027
Viagens | Há 8 meses
Final de 2024 até março de 2025
Notícias | Há 8 meses
Nova companhia de cruzeiros só para Adultos
Notícias | Há 8 meses
Na GlobalSea CruiseXperts com a possibilidade de TI a bordo!
Notícias | Há 8 meses
Direitos de autor© 2024 GlobalSea, Lda Todos os direitos reservados
RNAVT 3445