A CLIA (Cruise Lines International Association), apresentou o seu Relatório Anual de Tecnologias e Práticas Ambientais da Indústria Global de Cruzeiros.
O relatório mostra um progresso contínuo do setor no avanço da sua agenda ambiental e de sustentabilidade.
Entre as ações estão investimentos em navios e tecnologias para a adoção de combustíveis de transição e alternativos.
“As Companhias de Cruzeiros continuam reduzindo as suas emissões durante a navegação e nos portos, com o objetivo de atingir emissões NET ZERO até 2050”, referiu Kelly Craighead, presidente e CEO da CLIA. O relatório de tecnologias ambientais deste ano demonstra esse progresso, com a indústria investindo em:
A frota oceânica dos membros da CLIA inclui 303 navios e uma capacidade total de 635.000 camas baixas operadas por 45 companhias de cruzeiros, representando 90% da capacidade — um aumento de 3,6% e 3,34%, respectivamente, em comparação ao ano anterior.
A análise da frota atual dos membros da CLIA indica que a maioria dos navios de cruzeiro oceânicos são de pequeno a médio porte, com a distribuição do tamanho da frota da seguinte forma:
- 35% dos navios são pequenos (menos de 1.000 camas baixas);
- 38% dos navios são de média (1.000 a menos de 3.000 camas baixas);
- 26% dos navios são grandes (mais de 3.000 camas baixas).
- 4 Navios navegam atualmente com biocombustíveis renováveis
- 7 Navios encomendados previstos para utilizar metanol verde ou hidrogénio verde
- 15% dos navios serão lançados até 2028 construídos com armazenamento de baterias e/ou células de combustível para permitir a produção de energia híbrida
As Companhias de Cruzeiros membros da CLIA estão a investir em novos navios e motores que permitem flexibilidade no uso de combustíveis. Isso inclui a capacidade de usar biodiesel renovável, investimentos na capacidade de usar metanol verde quando disponível e gás natural liquefeito (GNL).
Navios projetados com motores e sistemas de fornecimento de combustível capazes de operar com GNL poderão, no futuro, mudar para combustíveis zero ou quase zero, como bio ou GNL sintético, sem modificações nos motores.
•19 navios (representando 7% da frota e 13% da capacidade global da frota) estão utilizando GNL como propulsão principal.
• O GNL tem emissões de enxofre praticamente nulas e emissões de partículas quase inexistentes, reduzindo as emissões de NOx em aproximadamente 85% e alcançando até 20% de redução nas emissões de GEE. Tecnologia de Redução Catalítica Seletiva (SCR) 71 navios, representando 25% da frota e mais de 20% da capacidade global, possuem sistemas SCR — um aumento de 34% em relação a 2023. A tecnologia de Redução Catalítica Seletiva (SCR) reduz a emissão de partículas e óxidos de nitrogênio, ajudando os navios a atender aos padrões de emissões da classificação Tier III da IMO para NOx.
A ligação à OPS quando os navios estão no porto permite que os motores sejam desligados, reduzindo significativamente as emissões poluentes em até 98%, dependendo da matriz energética utilizada, segundo estudos de vários portos e da Agência de Proteção Ambiental dos EUA.
A maioria dos navios de cruzeiro, membros da CLIA utilizam sistemas avançados de tratamento de esgoto (AWTS), que são capazes de exceder os requisitos da Convenção MARPOL Anexo IV e, em alguns casos, funcionam melhor do que as estações de tratamento em terra.
A maioria dos membros da CLIA produz sua própria água doce/potável a bordo dos navios, com 267 navios (representando mais de 94% dos navios relatados e 96% da capacidade global)
- FernandoJSantos - A contemplação do MAR e o imaginário sobre VIAJAR para OUTRAS PARAGENS, conhecer outras CULTURAS e viver novas eXperiências levou-me a fazer o primeiro cruzeiro há cerca de 20 anos. A criação do infoCruzeiros (primeiro portal de cruzeiros em português) com muitos milhares de seguidores e contribuidores ativos; Ter dado Formação Certificada para Ag. de Viagens (APAVTform); Ter sido Autor e Produtor da série de TV - CRUZEIROS, na SIC Noticias e SIC Internacional, o que ajudou a conhecer pessoas fantásticas e destinos fabulosos pelo mundo, durante dois anos; Ter fundado a GlobalSea, Ag. de Viagens Especialista no Turismo de Cruzeiros, foi determinante para ser frequentemente convidado a partilhar Estórias em escolas técnicas e universidades e com regularidade escrever artigos e conversar com os meios de comunicação generalistas e de turismo. Assim, ultrapassei a barreira dos 100 cruzeiros, entre viagens em muitas companhias de cruzeiros, apresentações de novos navios e inaugurações de navios de cruzeiros em muitos paragens de Oeste a Leste e de Norte a Sul. Sou Viajante de Cruzeiros e Destinos, e continuo a precisar de Contemplar o Mar e querer Conhecer Novas Culturas e Pessoas!
Drew Barrymore será a madrinha do MSC World America
A Cerimónia de Nomeação será no novo terminal de cruzeiros da MSC, em Miami
Notícias | Há 3 semanas
Grupo GEA Portugal e a GlobalSea CruiseXperts lançam Formação em Cruzeiros
Notícias | Há 1 mês
A inaugurar no Verão de 2026
Notícias | Há 3 meses
A MSC Cruzeiros analisou as Principais Tendencias dos Clientes de Cruzeiros
Notícias | Há 3 meses
Fernando Santos em entrevista ao Turisver
Notícias | Há 4 meses
Direitos de autor© 2025 GlobalSea, Lda Todos os direitos reservados
RNAVT 3445